quinta-feira, 9 de outubro de 2008
O Jesus histórico
José Correia da Silva
professorjosecorreia@yahoo.com.br
Graduado em Matemática pela UECE
Graduado em Física com HRE pela UEVA
Graduado em Teologia pelo Centro de Teologia Avançado de São Paulo
No Evangelho de Mateus (Mattityahu), no Capítulo 16, e nos versículos 13 ao 15, Jesus (yeshua) faz uma pergunta intrigante aos seus discípulos (talmidim), "quem dizem ser o filho do homem ?".É evidente que surgiram algumas respostas primárias e que por sua vez repercutiram em todo o populacho, por exemplo: alguns diziam que ele era Elias ou até mesmo João Batista ou um dos Profetas que havia ressuscitado; Entretanto, hoje, para alguns grupos sectários ou não, o Cristo foi apenas a encarnação de um Guru oriental, um dos Cristos cósmicos, uma pessoa que só pensava em fazer o bem, um político de boa reputação, um fundador de uma religião legítima, dentre outros. Todavia tudo isso é relativo se, por um leque de indagações nos for dada a oportunidade de conjeturarmos.
Se tomamos os testemunhos históricos, extra-bíblicos, como referência acerca de yeshua de Natzeret, poderíamos citar Flávio Josefo, historiador judeu (37-95) d.C; O Talmude, coleção de Doutrinas e comentários Rabínicos acerca da Lei de Moisés, elaborado à partir do 1º século da era Cristã; Os Anais de Cornélio Tácito, Historiador Romano, morto em 120 d.C; Caio Suetônio Tranquilo, Escritor e Senador Romano que viveu entre 69-141 d.C; Plínio, o moço, Governador Romano entre 62-113 d.C; Adriano, Imperador Romano, que viveu entre 117-138 d. C; Luciano de Samosata, Poeta grego do começo do 2º século; Júlio Africano, Cronologista, comentando os Escritos de um Historiador Samaritano chamado Talo, datados do ano 52 d.C; Marbar-Serápio, prisioneiro Sírio, escrevendo uma carta a seu filho, por volta de 73 d.C; Joseph Krausner, ex professor de literatura Judaica em Jerusalém, em seu livro "Jesus de Nazaré", diz: "Se apenas possuíssemos estes testemunhos saberíamos, efetivamente, que na Judéia viveu um homem, a quem chamaram o Mashiach (Messias), o qual fez milagres e ensinou o povo; que foi morto, por ordem de Pôncio Pilatos por denúncia dos Judeus mas que ressuscitou ao 3º dia".
Jesus possui uma contextualização tanto na filosofia, tanto quanto na religião, tanto mais na história e, por conseguinte na vida de pessoas que foram alcançadas por sua mensagem de amor e perdão, assombreados pela cruz do Calvário e guardados sob o manto da justiça de Deus (Adonai).
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